27 setembro 2011

Limites do Sofrimento


Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados.


Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;
II Coríntios 4:8-9


Paulo diz no texto acima que existem limites para o sofrimento:                                                

“Em tudo somos atribulados...” – tribulação até o limite máximo anterior a angústia;

“Perplexos”, isto é, sem entender nada, atônitos, sem saber o porquê, mas desanimados não;

“Perseguidos” – até o limite máximo anterior a te alcançar, mas desamparado não;

“Abatidos” – até o limite máximo anterior a destruição, mas destruídos não.

- O que é tribulação?

São as adversidades da vida que todo mundo enfrenta. O crente o que se acha mais "santo, ou mais poderoso" e a pessoa carnal (que não procura viver a vontade de Deus).

- Tudo sucede igualmente a todos; o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao puro, como ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento.
Este é o mal que há entre tudo quanto se faz debaixo do sol; a todos sucede o mesmo; e que também o coração dos filhos dos homens está cheio de maldade, e que há desvarios no seu coração enquanto vivem, e depois se vão aos mortos. Eclesiastes 9:2-3
- Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
João 16:33

- Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.
Mateus 5:45

Desde que o pecado se perpetuou na raça humana, todo mundo passa por tribulação.

- O que é angústia?

É uma agonia intensa, é uma aflição, é uma dor na alma. O ser humano não tem preparo físico, emocional e psicológico para viver angustiado. Você pode ficar angustiado, mas ninguém tem estrutura para viver angustiado.

Uma pessoa que fica muito tempo em angústia, a sua defesa imunológica diminui e começam a aparecer enfermidades.

DEUS é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Salmos 46:1

Tem um salmo de um salmista que estava passando por uma angústia muito grande e ele mostra como Deus agiu; Salmos 116:1-10 – no primeiro e segundo versículo ele começa a contar o salmo pelo final. A partir do terceiro versículo ele começa a contar a história dele.

Se você está vivendo um quadro de angústia profunda por alguma luta, por alguma decepção da vida, você pode clamar a Deus, você tem acesso a Deus. O Espírito Santo vai vir sobre você, vai arrancar essa dor da sua alma e vai encher o seu coração de paz.

Algumas vezes vemos alguns irmãos dizerem:

Porque Deus está permitindo isso na minha vida? Eu sou dizimista, eu vou para a igreja, eu oro, eu fico afastado do pecado... Porque?? Por que?? Porque essa luta? Porque esse problema??”

– EI!! – Quem é Deus e quem é servo? Quem é Senhor e quem o serve? Quem te falou que Deus dá satisfação de tudo o que está acontecendo na nossa vida? Quem falou que Deus dá explicação dos “porquês” da nossa vida? Você pensa que acontece somente com você?

Jó era o mais rico do oriente, ele possuía 500 jumentas, 500 juntas de boi, 7000 ovelhas e 3000 camelos (Jó 1:1, 3, 5). Um dia, Satanás faz um desafio para Deus e Jó não sabe de nada, porque nem tudo o que acontece no mundo espiritual é revelado para nós. Existem fatos que estão acontecendo no mundo espiritual e que a gente não sabe.



Tem pessoas que estão passando por lutas e adversidades e o diabo está soprando no ouvido:

“Aí o crente, tu vai para a igreja, tu serve a Deus e você tá debaixo de pau, debaixo de pancada... Cadê o teu Deus?”

Depois de tudo o que aconteceu com Jó (1:13-19), ele diz o seguinte: Jó 1:21

O diabo não satisfeito diz o seguinte “tudo quanto o homem tem dará pela sua vida.” (Jó 2:4). Deus fala para tocar em Jó, mas não tirar a vida. O diabo coloca uma chaga maligna que Jó tinha que se coçar com caco de telha e a 30 metros de distância se sentia o cheiro podre da carne de Jó. O restante desta parte está em Jó 2:9-10

Cuidado com a sua língua, cuidado com o que você anda falando por causa do que você anda passando.

Os três “amigos” de Jó viram o que se sucedia com ele e para acabar de pisar disseram para Jó que ele estava em pecado, quando Deus não mandar você dizer alguma coisa, cala a boca. Tem crente que quando vê o outro debaixo de cipó, de pancada e de adversidade, parece que baba pelos cantos. O camarada já está arrasado, já está moído e ele chega e diz assim:

 “Vem mais”, “Olha, é apenas o começo das dores”, isso é palavra do inferno!!! Se Deus não te mandar dizer nada para uma pessoa, ore por ela e diga palavras boas. Pare de amaldiçoar e de profetizar aquilo que Deus não te mandou.

No capitulo 19, Jó relata a sua vida, porém no versículo 25 e 26, ele lança uma bomba atômica no inferno.

Se Deus chegasse para Jó e dissesse: “Jó, um tempo de luta pelo dobro da bênção pelo resto da vida”, Jó topava na hora, todos nós toparíamos na hora.

No final da história, Satanás sai envergonhado e Deus dá em dobro tudo o que Jó perdeu.


Não murmure, porque murmuração é uma reclamação descabida contra Deus. Deus não aceita murmuração. Quando uma pessoa murmura, ele esta dizendo que Deus não é Deus suficiente. Que Deus é incompetente.

O relógio da providência divina não anda atrasado. Na hora certa, Ele vai livrar você deste cativeiro.

O tempo de Deus é respondido por nossas ações, pensamentos e palavras, lembra do povo no deserto!?!?!

Perseguidos, mas não desamparados – veja que entre você e o diabo está Deus!!

LEVANTAREI os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro.
O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra.
Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará.
Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel.
O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita.
O sol não te molestará de dia nem a lua de noite.
O SENHOR te guardará de todo o mal; guardará a tua alma.
O SENHOR guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre.
Salmos 121

Aquele que te guarda não tosquenejará – tosquenejar é cochilar – Deus não cochila, os olhos dele estão sobre você

O Senhor é a tua sombra à tua direita – o Senhor está com você em qualquer lugar

Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Isaías 43:2

Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.Salmos 91:10 – pra você entender que você é perseguido mas desamparado, nunca.

Não saia da proteção de Deus, você está debaixo da proteção de Deus? (Buscando fugir do pecado) Demônio nenhum irá atacar, ele é um legalista.

Você que esta brincando de ser crente, brincando de igreja, cuidado! Não se afaste da proteção de Deus (praticando o pecado), porque senão o diabo te destrói. Evangelho não é brincadeira. Sirva a Deus e nada de mal irá te alcançar. Macumba não pega em crente que procura viver uma vida Santa. Pode fazer o trabalho que for que não pega. Sabe por quê? Maior é o que está conosco do que aquele que está no mundo.

Você que aceitou a Cristo como único Salvador e Senhor, você tem a marca de Cristo, você está protegido. Há um Deus Todo-Poderoso que te guarda e te livra quando esta vivendo em santidade.


Abatidos, mas não destruídos

Há dois tipos de abatimentos:

1- Tem gente que está lendo este texto e está abatido, derrotado por lutas da vida. Tem gente que está abatido porque a mulher ou o marido foi embora. Tem gente que está abatido porque foi enganado por um sócio. Tem gente abatida porque armaram uma pra você e você foi mandado embora por calúnia e difamação. Você se sente derrotado.

Deus diz o seguinte: a hora que Ele não quiser mais nada com você, Ele te recolhe. Você está vivo? Tem plano de Deus para tua vida. A tua história ainda não terminou. O melhor de Deus está por vir.

2- Você caiu, você pecou, o diabo preparou um laço pra você, você já tentou voltar 3, 4 vezes e o diabo diz pra você “não adianta”

Porque sete vezes cairá o justo, e se levantará; Provérbios 24:16a

Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o SENHOR o sustém com a sua mão. Salmos 37:24

Aceite a Cristo como único e verdadeiro Salvador e Senhor de sua vida, ou reconcilie-se com Ele e Ele fará uma mudança completa na sua vida.

Não desista, lute e sonhe os sonhos de Deus.

 Deus te abençoe!!!

Nenhum comentário:

Voltar