18 agosto 2011

Abusada, violentada e desprezada


Só uma mulher que já foi abusada, sabe a intensidade da dor, depois do abuso, vai por água abaixo, os sonhos da moça, os projetos, até mesmo sua auto estima, só Jesus pode mudar essa história. 

Há muitos dia , Deus tem gerado em meu coração, uma palavra para as mulheres, que já foram abusadas sexualmente.

Tenho ouvido muitas jovens, no decorrer do meu ministério, que tem dificuldade de se relacionar com o sexo oposto, desde que foram abusadas sexualmente.

Algumas tem consciência de que a dificuldade é conseqüência desse abuso no passado, mas outras descobrem no aconselhamento pastoral.

Só uma mulher que já foi abusada, sabe a intensidade da dor, depois do abuso, vai por água abaixo, os sonhos da moça, os projetos, até mesmo sua auto estima, identidade, tudo é afetado, condenando-as ao isolamento, a condenação, a aversão de si mesma, só Jesus pode mudar essa história.

Em II Samuel 13, encontramos a triste experiência de Tamar, uma linda jovem, filha do rei, uma virgem de Israel, que foi violentada, desonrada e desprezada, pelo seu meio irmão.
II Sam 13
6 Deitou-se, pois, Amnom, e fingiu-se doente. Vindo o rei visitá-lo, disse-lhe Amnom: Peço-te que minha irmã Tamar venha e prepare dois bolos diante dos meus olhos, para que eu coma da sua mão.
7 Mandou, então, Davi a casa, a dizer a Tamar: Vai a casa de Amnom, teu irmão, e faze-lhe alguma comida.
8 Foi, pois, Tamar a casa de Amnom, seu irmão; e ele estava deitado. Ela tomou massa e, amassando-a, fez bolos e os cozeu diante dos seus olhos.
9 E tomou a panela, e os tirou diante dele; porém ele recusou comer. E disse Amnom: Fazei retirar a todos da minha presença. E todos se retiraram dele.
10 Então disse Amnom a Tamar: Traze a comida a câmara, para que eu coma da tua mão. E Tamar, tomando os bolos que fizera, levou-os à câmara, ao seu irmão Amnom.
11 Quando lhos chegou, para que ele comesse, Amnom pegou dela, e disse-lhe: Vem, deita-te comigo, minha irmã.
12 Ela, porém, lhe respondeu: Não, meu irmão, não me forces, porque não se faz assim em Israel; não faças tal loucura.
14 Todavia ele não quis dar ouvidos à sua voz; antes, sendo mais forte do que ela, forçou-a e se deitou com ela.

Ele a usou contra a sua vontade, ele aproveitou da sua fragilidade e usou a sua força física.

Quero Hoje, falar com você mulher, que traz em si mesma a marca da violência sexual.

Conheci algumas mulheres, que viveram essa trágica experiência :

Atendi certo dia, uma jovem, que não conseguia ser feliz em seus relacionamentos sentimentais, por não acreditar nos homens, não acreditar no amor.

A medida que desabafava, foi se expondo, até começar a chorar e dizer, que os homens não são de confiança.

Me contou então, que era fruto de estupro, e que a mãe nunca a tinha sequer dado um abraço nela e se sentia suja, um acidente na vida de sua mãe.

Uma outra jovem , estava num ponto de ônibus, tarde da noite, quando um jovem chegou e a arrastou para um matagal, violentando-a e espancando ,até que conseguiu escapar para a estrada, foi encontrada e levada a um hospital. Faltava uma semana para o seu casamento, sua vida conjugal, foi marcada por crises constantes, que terminaram em separação.

Outra jovem quando era menina, acordou certa madrugada, com o tio no seu quarto, quando começou a chorar, ele lhe tampou a boca, consumando o ato e dizendo a ela, que se contasse a alguém, ia sair morte naquele lugar.

Quantas jovens, já foram vítimas de abuso sexual de tio, pai, avô, irmão, namorados e por causa disso, se viram totalmente destruídas.

Quantas jovens se entregam ao namorado, que jura amor eterno e após o ato consumado, são expulsas da sua vida.

O pior da violência é a agressão emocional , que ela provoca, faz a pessoa se sentir suja, desprezível, amargurada, cheia de desejo de vingança, revoltada e ainda por cima, se sente culpada.

15 Depois sentiu Amnom grande aversão por ela, pois maior era a aversão que se sentiu por ela do que o amor que lhe tivera. E disse-lhe Amnom: Levanta-te, e vai-te.
Ele a violentou e o amor louco, foi substituído por ódio, rancor, nojo, até que não suportando vê-la diante dle, a expulsa de casa.
16 Então ela lhe respondeu: Não há razão de me despedires; maior seria este mal do que o outro já me tens feito. Porém ele não lhe quis dar ouvidos,
17 mas, chamando o moço que o servia, disse-lhe: Deita fora a esta mulher, e fecha a porta após ela. Abusada, desonrada e desprezada, que dor terrível, deve ter sentido essa menina, que amargura, deve ter se alojado em sua alma.
18 Ora, trazia ela uma túnica talar; porque assim se vestiam as filhas virgens dos reis. Então o criado dele a deitou fora, e fechou a porta após ela.
19 Pelo que Tamar, lançando cinza sobre a cabeça, e rasgando a túnica talar que trazia, pôs as mãos sobre a cabeça, e se foi andando e clamando.

Se vestia como uma jovem e formosa princesa, seus sonhos, seu entusiasmo, sua alegria de viver se refletiam nas cores alegres de suas vestes.

Mas naquele momento, tudo perdia o sentido, rasga as vestes e lança cinza sobre a cabeça, expressando sua aflição e dor, sai clamando pelas ruas.

Sabe o que é clamar? É gritar, protestar em alta voz, implorar, reclamar, fico imaginando essa jovem, se olhando e entrando em desespero na casa de seu irmão Absalão.

20 Mas Absalão, seu irmão, lhe perguntou: Esteve Amnom, teu irmão, contigo? Ora pois, minha irmã, cala-te; é teu irmão. Não se angustie o seu coração por isto.

Diante da tragédia, que tinha lhe acontecido, seu irmão lhe pede pra manter silêncio e considerar que ele era irmão.

Quantas jovens ao serem abusadas, contaram aos pais, ao parente, ao pastor e as pessoas, abafaram seu grito, sua voz, algumas até duvidando da veracidade do fato.

Ah, minha querida, fico imaginando a sua dor...
Sua revolta, seu pavor, ao saber que seu carrasco não seria punido, nem confrontado.
Fico imaginando sua dor, de saber que ninguém acreditou em você...
E o pior, as noites se aproximavam e lá estava ele novamente, quem sabe o pai, o padrasto, o tio, ou mesmo irmão e você tinha que manter silêncio...

Outras jovens são desprezadas, pelo namorado... depois daquela entrega, ele nunca mais foi o mesmo.

Quem sabe até te expulsou da vida dele.

Quem sabe como Tamar, você também foi tratada como uma qualquer.

Quando ela entrou no aposento do irmão era uma princesa, quando saiu era uma mulher.

Assim ficou Tamar desolada, na cada de seu irmão.

Sua vida foi desgraçada, ela estava arruinada, triste e tinha que se calar.

Nunca mais aquela jovem foi a mesma, depois daquele dia.

Minha querida!!!

Talvez sua história, seja parecida com a de Tamar.

Alguém abusou da sua sensibilidade, ingenuidade, carência e por causa disso, hoje você se sente arruinada.

Não consegue acreditar em ninguém, não consegue ser feliz em seus relacionamentos.

Se isola, as vezes até tenta ser feia, pra não chamar a atenção.

Conheci uma moça, que quando chegou a igreja, se vestia como um homem, escondendo a sua beleza.

Falava grosso, olhava as pessoas por baixo...

Na cura interior, descobrimos, que ela tinha sido abusada e por causa disso, não gostava de ser bonita, nem parecer atraente.

Um ano depois de acompanhamento e cura interior, ela entrou na igreja, linda, de vestido , salto alto, radiante, tinha reencontrado a alegria de ser mulher.

Talvez como Tamar, você tenha se isolado, se escondido, fugindo das pessoas, do amor e agora vive num cativeiro profundo.

Querida! E tempo de cura, na tua vida.

Vejamos Filipenses 3:13 Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, ESQUECENDO-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante,

Veja o que fazer.

ESQUECER
Deixar sair da memória, apagar da lembrança, desprezar, colocar de lado, tudo o que você passou, trazer a memória, apenas o que te dá esperança.

Expulsar da tua memória, a lembrança daquele dia, arrancar de uma vez, as raízes geradas por essa dor.
Ficou pra trás, é passado, não existe mais, a não ser na tua memória.

AVANÇAR
Seguir em frente, superar esse episódio., pois tem muita coisa, pra viver adiante de você.
Deixa o Senhor, te mostrar, que ele tem infinitamente mais pra te dar.
Seja feliz, acredite, você é ESPECIAL.
 Janethi Menezes

Nenhum comentário:

Voltar