21 maio 2011

A Adoração Profética


O que significa a adoração profética? Seu protótipo está em Gênesis quando o Senhor Deus descia ao jardim do Éden, ao cair da tarde, para comunicar-se com Adão e Eva (Gn 3.8-9). A adoração profética é sensivelmente caminhar e falar com o Senhor.
Deus sempre tem ordenado que a adoração seja algo mais que um monólogo de crente que expressa seus sentimentos a Deus. A adoração é mais que só falar a Deus; também é Deus que fala ao crente.
A adoração é um intercâmbio, um diálogo.
Tem-se dito que a adoração é a linguagem do amor. Quando o crente adora, ele expressa seu amor a Deus; porém o amor deve fluir como meio de comunicação entre dois indivíduos. Deve haver um toma lá e dá cá; falar e escutar; a transmissão e a recepção. Ao expressar amor a minha esposa, não me estendo na explicação de meus sentimentos, nem ocupo conversando sobre as minhas opiniões, senão que dou
oportunidade de responder para dê expressões as suas emoções.
 A adoração deve conter ambos elementos para que seja completa. Deve constar das expressões do crente a Deus, e também o crente deve escutar as respostas de Deus. Em muitos cultos de adoração se canta, se grita, louva, fala-se em línguas e também se expressa amor a Deus na adoração; porém o líder diz: “Podem sentar-se”. Não se dá oportunidade para Deus responder. Ele quer falar ao crente e expressar os seus sentimentos. Talvez não haja tempo para escutar a Deus porque há um pregador convidado para esse domingo, ou há dedicação de uma criança, ou a congregação se senta satisfeita por ter expressado as suas emoções, porém Deus não teve oportunidade de falar-lhe. Por não reconhecer a relação entre o louvor e adoração (a congregação fala) e a profecia (Deus fala), se perde um elemento muito importante da adoração.

Nenhum comentário:

Voltar